A+     A-   


Isabel Oliveira

"Tenho um 6º sentido apurado"

 

17 anos. 12º ano
 
É filha única. Desconhece que foi adoptada à nascença.

Desde sempre foi muito agarrada aos pais (Graça e António), com quem tinha uma relação de cumplicidade e amizade. Com a morte deles numa viagem de barco pelo Mediterrâneo viu-se entregue aos tios maternos, com quem nunca teve grande relação, e que decidem enviá-la para um colégio, em regime de internato.

Isabel acredita que a morte dos pais foi um acidente. Quando a conhecemos está num momento de viragem, de uma vida que fora sempre boa. Isabel é muito intuitiva e geralmente tem a capacidade de perceber se as pessoas estão ou não a mentir. Chama-lhe o seu 6º sentido, que raramente falha.

Curiosa por natureza, tende a meter-se onde não deve.

Sempre foi frontal e costuma dizer o que pensa.

Afonso Azevedo

"Por uma boa causa eu vou à luta"

 

18 anos. 12º ano

O seu nome verdadeiro é Alphonzo Stuart.
 
Foi transformado em 1823, tem 186 anos. Nasceu no século XIX, nos Estados Unidos, no seio de uma família aristocrática esclavagista, mas cedo se rebelou contra os princípios que tinham norteado a sua educação, o que o tornou uma pessoa decidida, justa e moderna face ao seu tempo.

A sua transformação de Humano em Ser-da-Noite ocorreu numa caçada ao javali, no que se pensou ter sido um ataque de um animal e que o levaria a ficar de cama com febre alta.

Na manhã seguinte, porém, estava milagrosamente recuperado, mas com o sangue que lhe circulava nas veias definitivamente contaminado, as células alteradas e ele transformado em vampiro.

Beatriz Azevedo

"O segredo é o que nos mantém a salvo"

 

15 anos. 10º ano.

O seu nome verdadeiro é Beatriz Monteiro e nasceu
em Portugal.

Apesar
da aparência, é a mais velha dos vampiros, tendo sofrido a transformação no século XVII, em 1655, quando embarcou para o Brasil com a família num dos primeiros movimentos em massa de povoamento daquele novo continente. Durante a viagem, vários tripulantes estiveram à beira da morte com febres altas, acabando todos eles por recuperar. No entanto, tinham transformado para sempre a sua natureza e passado a ser vampiros, obrigados a alimentarem-se de sangue para sobreviver.

Ao fim de uns séculos a vaguear pelo mundo, Beatriz participou nas guerras entre humanos e vampiros até que, chegada a trégua, decidiu integrar-se na sociedade, fundando uma família fictícia de vampiros, com mãe e irmãos, para dar uma aparência de normalidade.
 
É uma líder por natureza.

Henrique Azevedo

"Não me provoquem"

 

11º ano.

O seu nome verdadeiro é Enrique Pérez, é espanhol e foi transformado em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola. Tem agora 73 anos. É o mais novo dos vampiros, apesar de não aparentar.

Tem uma personalidade aguerrida e não foge dos conflitos, o que o leva a sofrer diversos castigos por mau comportamento. O seu sorriso e postura rebelde conquistam os corações das raparigas.

Henrique é o mais inconstante dos vampiros, capaz de perder a cabeça com facilidade. É o que menos respeita os humanos e não tem qualquer problema em usar os seus poderes. Considera que os vampiros são seres superiores.

Joel Soares

"O râguebi é a minha vida"

 

16 anos. 11º ano. 

É outro dos jogadores principais da equipa de râguebi. O pai foi jogador profissional da modalidade e Joel quer seguir-lhe as pisadas. Quer que o pai tenha orgulho em si e por isso esforça-se, até demais.

Começou a tomar esteróides quando tinha 15 anos para aumentar a massa muscular e nunca mais parou.

Tornou-se melhor jogador porque aumentou em muito a musculatura e o rendimento físico, mas cada vez sofre mais os efeitos colaterais provocados por estas drogas: mudanças de humor, aumento da agressividade, lesões nos músculos e tendões.

É o melhor amigo de Gustavo e deixa-se levar sempre por ele. Gustavo Vilaverde

 

18 anos. 12º ano. 

É a estrela da equipa de râguebi e o rapaz mais popular da escola. Sabe que é atraente, gosta de provocar o sexo oposto e namora com a rapariga mais cobiçada do colégio.

Gustavo é o líder da equipa de râguebi e consegue arrastar os outros atrás de si. Não tem grandes princípios morais e dá-lhe gozo maltratar os mais fracos. É um bully por natureza. No colégio também consegue sempre o que quer porque é a estrela da equipa.

Não conta a ninguém, mas tem hemofobia. Não suporta ver sangue e desmaia se fizer um arranhão. Tenta ocultar esta sua fobia, para não dar parte fraca.

Hélio Raposo

"Quero vingança"

 

17 anos. 12º ano.

É um dos melhores alunos do colégio, reunindo em si capacidades físicas e intelectuais.

Vive isolado dos restantes alunos que, pelas costas, lhe chamam delator, mas que o tratam com reverência visto temerem a sua proximidade ao director, bem como os seus conhecidos actos de vingança.

Filipe Sousa

"A vida é para curtir"

 

18 anos. 12º ano. 

É um adolescente que não quer crescer e que só pensa em aproveitar a vida.
 
Magda, sua mãe e professora de português do colégio, vive atormentada pelos constantes problemas em que Filipe se envolve.

Filipe é muito sociável e costuma dar-se bem com todos, em especial com as raparigas. Tem sempre uma namorada gira com quem anda uns tempos e depois termina tudo.

Adora festas, bebe e consome drogas com alguma frequência

Matilde Borges

"Sou Enorme"

 

16 anos. 10º ano.

Também faz parte do clube das Virgens e é uma das fãs incondicionais de Laura, seguindo cegamente as suas ordens.

Matilde vive obcecada com o corpo e a imagem. Por sentir que está demasiado gorda, entra numa espiral de distúrbios alimentares e começa a fazer uma dieta rigorosa, recusando-se praticamente a comer.
 
Matilde é insegura e não acredita nas suas capacidades. Pertencer ao Clube das Virgens dá-lhe a hipótese de sentir que faz parte de um grupo, de se sentir integrada. Ela não é virgem, mas guarda cuidadosamente esse segredo.

Joana Amarante

"Tem de ser tudo como eu quero"

 

16 anos. 11º ano.

É mimada e egoísta.

Os colegas não têm paciência para tanta frivolidade e Joana não foi exactamente bem recebida. Vai fazer inimizades com alguma facilidade, mas a veneração que tem por Laura funcionará como passaporte para o Clube das Virgens. Deste grupo, é a única que de facto ainda não iniciou a sua vida sexual.

Laura Telles

"Eu tenho de ser perfeita, ser a melhor"

 

17 anos. 12º ano.

Vem de uma família de classe alta, que sempre a pressionou a fazer tudo bem.

É muito exigente consigo própria e nunca admite ficar em segundo, pelo que às vezes tem atitudes menos correctas.

Quer ser a melhor em tudo, académica e desportivamente. É linda e sabe cativar os outros, pelo que vai liderar o Clube das Virgens.
 
Laura está decidida a guardar-se até ao casamento e faz questão de o dizer a todos.

 

Rita Gouveia

"Não quero voltar a sofrer"

 

18 anos. 12º ano.

Não tem irmãos, é filha única e sempre foi muito protegida pelos pais.

Até há um ano atrás, a sua vida corria pacatamente. O colégio apareceu-lhe como uma hipótese para mudar a sua vida.

Rita sempre foi descontraída e animada, mas este último ano tornou-a mais desconfiada, receosa, e passou a ter dificuldade em acreditar nas pessoas. Quer distância dos rapazes, porque tem medo que todos se revelem como o seu antigo namorado.

Vai ser a melhor amiga de Isabel.

Clara Mendonça

"Acredito sempre nas pessoas"

 

16 anos. 10º ano. 

É natural de uma pequena aldeia, onde todos se conhecem e onde a vida é muito simples.

A sua tenacidade na escola e determinação em entrar na faculdade levam a madrinha de baptismo a investir na sua educação. É uma rapariga sincera e muito crédula, que vai ter de aprender rapidamente que a ingenuidade faz dela uma vítima fácil das brincadeiras de alguns colegas maldosos.

A sua bondade leva a que seja “pisada” com facilidade por quem não olha a meios para se destacar.

Vai ser a vítima preferida do Clube das Virgens.

Luísa Ruas

"Não se metam comigo"

 

17 anos. 11º ano.

Vem de uma família muito conservadora. O pai é militar e a mãe é doméstica, dedicada ao lar e à educação dos filhos. Luísa tem dois irmãos mais velhos que seguiram as pisadas do pai e estão nas forças armadas. É uma pessoa rebelde e irreverente, que o pai sempre tentou controlar, mas sem grande sucesso.

Luísa odiou que a separassem dos amigos e de tudo o que conhecia, e reagiu mal. Presentemente, porém, já gosta do colégio, mas continua a ter problemas com a autoridade. Desafia constantemente os professores e os colegas. Não mede o que diz, nem tem medo de enfrentar ninguém.

É uma pessoa dura e independente. Trabalha no bar da escola para juntar dinheiro e não depender dos pais.

Manuel (Manel) Zarco

"O mundo é virtual"

 

16 anos. 10º ano.

Vive completamente imerso no mundo da informática e dos jogos de computador. Preocupados com a sua alienação, e sem saberem como cativá-lo para outros interesses, os pais seguem a sugestão de um amigo – a de inscreverem Manel no colégio –, esperançados de que estudar e conviver em base de internato possa ser a solução para que ele “desça novamente à terra”.

Manel deixa os professores e os colegas à beira da loucura com as suas distracções e esquecimentos.

É um rapaz com uma aparência comum, agradável, mas está tão embrenhado no seu mundo que não sabe conviver com as raparigas.

Tiago Marques

"Estamos a ser vigiados"

 

15 anos. 10º ano.

Adora ficção científica e filmes de terror. Vive para esse universo e para as teorias da conspiração que vai desenvolvendo sobre tudo e todos - o governo, os vizinhos, o colégio… Todos estão maquinar contra ele e as pessoas ditas normais.

É um entendido em vampiros e tem imensas referências cinematográficas e televisivas sobre o tema. Fisicamente é frágil e, por isso, um alvo frequente de gozo por parte de alguns colegas.
 
É tímido, envergonhado e odeia exercício físico. É medroso, está sempre com medo de tudo e todos.

Vânia Fraga

"Estou sozinha"

Raquel André

17 anos. 11º ano.

É a mais velha de três irmãos. Os pais são divorciados. Vânia não conseguiu aceitar esta nova situação familiar e foi-se revoltando até transformar a vida de todos num inferno.
 
É gótica, veste-se sempre de preto e não suporta desporto. É uma rapariga meia deprimida, que não consegue sentir-se feliz no colégio.

Vânia tenta parecer rebelde, mas na realidade é frágil e sente-se abandonada pelos pais.

Anda muitas vezes sozinha e, quando surgem os primeiros boatos sobre vampiros, Vânia é a primeira pessoa de quem todos desconfiam.

Ed (Edmundo)

"Amanhã também é dia"

Rodolfo Venâncio

18 anos. 11º ano.

É o melhor amigo de Filipe.

Aparentemente são o oposto um do outro, mas sempre se deram bem.

Ed tem muito poucas capacidades sociais. Parece que diz sempre a frase errada. É um aluno brilhante, mas desleixado.

Os pais não se preocupam muito, acreditam que ele irá encontrar o seu rumo naturalmente, mas talvez tenha sido a falta de pulso e de orientação que o fez sentir-se sempre um pouco perdido. O ritmo, o ensino exigente e a insistência para que passe a ser menos preguiçoso vão obrigá-lo a mudar gradualmente.

É desorganizado, descuidado com o seu aspecto e não consegue despertar o interesse de nenhuma rapariga.

(Maria do) Céu Lage

"Deus guia os meus passos"

Sara Vicente

15 anos. 10º ano.

Vem de uma família católica nortenha e nunca pôs em causa a sua fé. Os pais são muito dedicados à Igreja e Maria seguiu as pisadas deles.

Era catequista e muito activa entre os jovens católicos da paróquia, onde tinha os amigos.. A forma positiva de Maria ver a vida contrasta com a da maioria dos colegas, já que ela procura não cometer pecados e é muito altruísta, sempre disposta a ajudar o próximo.

Vai ser alvo de abusos de alguns colegas, mas Maria não é parva e não se deixa enganar.

Não está disposta a abdicar dos seus princípios e não alinha nas loucuras dos colegas.

Abílio da Gama

Segurança

Ivo Alexandre

42 anos.

É o segurança do colégio, responsável por manter a ordem.

Garante a todos que é descendente de Vasco da Gama e que herdou a coragem do navegador.

Na realidade, não é assim tão corajoso quanto isso, mas gosta de impor respeito aos alunos. É autoritário e tende a abusar do poder, implicando com os alunos, que não o suportam.
 
Vive no colégio, é um homem sozinho e nunca ninguém lhe conheceu uma namorada.

Lúcio Cunha

Professor de ciências da natureza e físico-química

Luís Vicente

55 anos. 

É o novo director do colégio imposto pela administração.

Acabou de chegar para assumir o cargo, o que levantou algum burburinho e muitas invejas por parte dos professores mais antigos, que tinham a esperança de serem eles os eleitos.

Ninguém sabe muito sobre o seu passado profissional ou pessoal, temas de que evita falar sempre que vêm à baila.

É um homem estranho, naturalmente desconfiado e observador.

Luz eterna

Samuel Garcia

Luz Eterna

David Pereira Bastos

O mais recente membro da Luz Eterna.

Agressivo e revoltado quer acabar com os vampiros e não acredita nos objectivos da organização.

Conhece mal os poderes dos vampiros e subestima-os.

Vai morrer por ser imprudente logo no início.

Trabalha como segurança.

Raul Andrade

Luz Eterna

Paulo Oom

32 anos.

Raul já faz parte da Luz Eterna desde os 18 anos.

Tem sido o braço direito de Nogueira e até agora sempre confiou na sua orientação sobre os vampiros.

No entanto agora que o conflito começa a crescer, Raul começa a questionar as capacidades de Nogueira.

É muito prudente. É especialista em armamento.

Rogério Nogueira

Responsável Núcleo Sintra da Luz Eterna

Carlos Pimenta

68 anos.

É o elemento mais antigo e experiente do grupo.

Tinha 16 anos quando se juntou à Luz Eterna, no final da guerra que opôs vampiros e Humanos.
 
É o único que já combateu vampiros e que se encontra no activo.

Acredita firmemente nos objectivos da Luz Eterna, a busca pela imortalidade é a sua ambição.

André

Analista de Laboratório Luz Eterna

Filipe Vargas

30 anos.

Técnico de laboratório. Muito inteligente, domina toda a parte do laboratório e da informática.

Nunca teve nenhum familiar que fizesse parte da Luz Eterna. Foi recrutado porque o analista do núcleo se reformou.

André demorou algum tempo a acreditar na existência de vampiros.
 
O primeiro que viu foi Ivan (o vampiro que a Luz Eterna mata) e só nessa altura teve a certeza que eles existem mesmo.

Morre de medo dos vampiros.

É um “rato” de laboratório e odeia sair em missões. Prefere a segurança do laboratório.

Francisca Azevedo

"Mãe" dos vampiros

Anabela Teixeira

36 anos.

Francisca foi transformada no fim do século XIX, em 1894 (tem agora 115). Italiana, o seu nome é Francesca Bianchi.

Era filha única e esteve de casamento marcado, mas como a mãe adoeceu, Francisca ficou a tomar conta dela e nunca chegou a casar. Com os anos a passarem, e sem conseguir novo pretendente, decidiu que a sua única alternativa era entrar para um convento.

Era noviça e estava prestes a fazer os votos, quando foi transformada.

Francisca teve muitas dificuldades em adaptar-se à sua nova condição e custa-lhe nunca ter sido mãe.

MÁXIMO

O vampiro mais velho

Dimitry Bogomolov

34 anos.

Provém de uma linhagem importante na comunidade vampírica e foi transformado ainda na Idade Média, em 1009.

Está prestes a fazer 1000 anos. Veio com D. Henrique para o Condado Portucalense.

É o vampiro mais velho e o mais poderoso - o líder desta região -, a quem os outros devem obediência.

É responsável por garantir que os vampiros não arranjam problemas com os humanos. Ao longo dos séculos, já esteve em perigo muitas vezes e sabe bem o que custa ser perseguido e evitar ser caçado.

É por isso que quer salvaguardar o segredo da existência dos vampiros e a paz com aqueles a conhecem.

DIANA AMARAL

Dona do bar

Merche Romero

28 anos.

Dona do bar onde os vampiros se encontram e onde os alunos do colégio costumam ir, ignorando que tem uma clientela especial.

Foi transformada recentemente, em 1958, mesmo antes das tréguas começarem. É portuguesa. É pouco forte como vampira, mas por ser namorada de Máximo, tem algum poder no seio da comunidade vampírica.

Sempre foi animada enquanto humana e, como vampira, continua a ser. Diana é festeira, gosta de se divertir e não vê mal nenhum no convívio entre humanos e vampiros. Não tem grande noção do perigo que os vampiros podem correr.

É ciumenta e não gosta que Máximo olhe para outras mulheres, vampiras ou humanas.

Percebe muito de informática.